B I O G R A F I A
Nome: Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior
Pais: Nelson Piquet Souto Maior e Sylvia Tamsma
Data de nascimento: 25/07/1985
Local: Heidelberg – Alemanha
Signo: Leão
Nacionalidade: Brasileira e Alemã
Residencia atual: Huntersville, NC
Idolo: Nelson Piquet (seu pai)
Comida: Brasileira e Sushi
Hobby: Esportes aquáticos, jogos no computador
Contato: Página Oficial no Facebook , Twitter @NelsonPiquet e instagram @piquetjr
C A R R E I R A
Filho do tricampeão de F1, Nelson Piquet, Nelsinho começou sua carreira cedo, no Kart aos 8 anos de idade. Em 1995 começou a competir no Kart e em 1997 começou sua carreira vitoriosa. Foi campeão brasileiro de Kart 3 vezes (1997,1999,2000), campeão da Copa Brasil em 1999, campeão brasiliense de kart (1997 e 1998) e campeão paulista de kart (1999).
Em Julho de 2001, ao completar 16 anos, estreou na F3 Sulamericana na sexta etapa e ainda assim terminou o campeonato na 5ª colocação! Em 2002, disputando o camponato inteiro, como já era de se esperar, foi campeão com 4 provas de antecedência (16 poles e 13 vitórias), tendo conquistado vitória e pole position em todas as pistas onde o campeonato é disputado.
Em 2003, mudou-se para a Europa e criou a própria equipe, a Piquet Sports, para disputar a F3-britânica e terminou o campeonato na 3ª colocação com 6 vitórias, 8 poles e 11 pódios. Com seus bons resultados, chamou a atenção da equipe BMW Williams de F1, onde realizou seu primeiro teste na categoria.
Em 2004 sagrou-se campeão da F3-Britânica com 6 vitórias e 5 poles e 13 pódios, se tornando o mais jovem a ser campeão da categoria, com 19 anos e 2 meses. Também neste ano, realizou seu segundo teste com a BMW Williams de F1.
Em 2005 Nelsinho fez mais um teste para a F1, na equipe BAR Honda, e ingressou na recém-criada GP2 Series, categoria de acesso à F1. Na temporada de estréia, Piquet enfrentou muitos problemas mecânicos, mas mesmo assim conquistou uma vitória em Spa (Bélgica) e 4 pódios. No final do ano, foi escolhido para representar o Brasil na A1GP e dominou o fim de semana de estréia, com duas vitórias, pole position e volta mais rápida. Conquistou ainda mais tres pódios, antes de fevereiro de 2006, quando saiu para se concentrar para a segunda temporada da GP2
Em 2006 na sua segunda temporada na GP2, Nelsinho foi destaque nesse que foi o campeonato mais disputado da GP2. Foi o primeiro piloto a conquistar um fim de semana perfeito na GP2, na Hungria, conquistando pole position, duas vitórias e volta mais rápida. Mais uma vez atrapalhado por muitos problemas mecânicos e abandonos, Piquet ainda foi Vice-campeão, terminando 12 pontos atrás do campeão Lewis Hamilton.
Também em 2006 Nelsinho disputou e venceu as 1000 milhas de Interlagos ao lado de seu pai Nelson Piquet, Helio Castroneves (F-Indy) e do francês Cristophe Bouchut.
Em 2007 foi piloto de testes da equipe Renault de F1.
Em 2008, estreou na categoria principal como piloto da equipe Renault. Foi o brasileiro que mais marcou pontos na temporada de estréia da F1 (19 pontos) e conquistou um pódio, na Alemanha.
Em 2009 disputou 10 corridas pela equipe Renault, até ser demitido em Agosto. Participou de vários eventos de kart, como o 13º Monaco Kart Cup, onde terminou na 2ª colocação e o Desafio das Estrelas, organizado pelo piloto Felipe Massa, onde conquistou a pole position.
Em 2010, Nelson começou uma nova fase em sua vida. Ele disputou algumas corridas na NASCAR Camping World Truck Series, onde obteve bons resultados, uma corrida na NASCAR Nationwide series no circuito misto de Watkins Glen onde chegou em 7º e na ARCA racing que é uma divisão de acesso à NASCAR.
Em 2011 Nelsinho disputou todas as etapas da NASCAR Camping World Truck Series pela equipe Kevin Harvick Inc. Teve como melhor resultado um 2º lugar em Nashville e terminou o ano em 10º lugar na classificação geral do campeonato. Foi ainda o 2º melhor entre os estreantes, num ano que reconhecidamente esse título foi o mais disputado, com mais de 10 estreantes, alguns muito bons, já experientes e com títulos em outras categorias de base da Nascar!
Em 2012 Piquet disputou mais uma vez a Nascar Camping World Truck Series e algumas corridas da Nationwide Series pela equipe Turner Motorsports. Logo na primeira corrida do ano, em Daytona, Piquet fez com Miguel paludo a dobradinha brasileira na classificação, largando na primeira fila. Em Rockingham marcou sua primeira pole na Nascar Truck Series e dominou a primeira parte da prova, conquistando o respeito dos adversários e dos torcedores. Em março Piquet disputou uma prova da K&N East Series, categoria de acesso da Nascar para ganhar mais experiência em pistas curtas. Piquet marcou a pole, liderou a maior parte da corrida e venceu a corrida realizada em Bristol.
Em 23 de Junho de 2012,Piquet Jr. escreveu mais um capítulo na sua jornada vitoriosa em solo estadunidense ao se tornar o primeiro brasileiro (e o 5º piloto não norte-americano) a vencer uma prova pela Nationwide Series. Foi na etapa de Road America, em Elkhart Lake, um circuito misto. Mais tarde, em Michigan, Piquet venceu, homenageando os 60 anos do pai, Nelson Piquet, usando um capacete com o sobrenome “Piket” e entrou definitivamente para a história da Nascar ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer uma corrida num oval em uma categoria nacional. E no dia 29 de Setembro, em Las Vegas, se tornou o primeiro estrangeiro a vencer mais de uma corrida em um oval na Truck Series.
Em 2013 Nelsinho Piquet avançou para a categoria superior, Nationwide Series, mas não obteve o sucesso esperado, com muitos abandonos e resultados medianos, com apenas 5 top-10. No ano seguinte disputou o campeonato do Global RallyCross, chegou à final em Las Vegas na disputa pelo título, mas problemas mecânicos deixaram Piquet com apenas o quarto lugar no campeonato. Também em 2014 Piquet estreou na categoria debutante Formula E (temporada 2014/2015), pela equipe China Racing (NEXTEV TCR).
Piquet começou a temporada de forma discreta, foi evoluindo ao longo da temporada com pódios em Puntel Este (URU) e Buenos Aires. Chegou ao ápice com uma vitória épica em Long Beach, 35 anos após a primeira vitória de Nelsão na F1 no mesmo local. Obteve ainda uma vitória em Moscou e sagrou-se o primeiro campeão da história da categoria, em 28 de junho de 2015 na etapa final de Londres. Também em 2015 Piquet conquistou pela primeira vez uma vitória no GRC (Global RallyCross).

2012 – Nelsinho vence sua segunda corrida na Truck Series, em Las Vegas
Copyright: Getty Images North America

2012 – Nelsinho Piquet vence pela primeira vez na Truck Series, em Michigan
Foto / Copyright: Divulgação Getty Images North America
Clique aqui e aqui para mais fotos